Métricas, apenas números? (Parte 2)

Olá a todos! No post anterior falei sobre a relação das métricas e monitoramento, como “atividades” que envolvem mais que análises numéricas. (Antes de continuar, lembro que não sou nenhuma expert no assunto e que passo aqui as minhas impressões de quem gosta e pesquisa sobre o assunto, apenas isso).

Pois bem, os resultados do trabalho realizado com as mídias digitais precisam ser expostos e para isso, não tem como fugir dos gráficos e números. Por mais que eles não bastam e não resumam o ambiente de monitoramento e métricas, eles são essenciais. Nas minhas pesquisas acerca de quais ferramentas utilizar, encontrei muita coisa.

Como gosto cada um tem um (e cada momento uma necessidade), resolvi compartilhar os vários conteúdos que achei interessantes acerca do tema.

No curso “Obtendo Resultados com as Mídias Sociais”, que fiz na Alertse Qualificação Profissional, com Bruno Blankenburg  (diretor de Marketing e Planejamento da Alertse), foram sugesridas algumas ferramentas:

A) Mensuração Facebook – aplicativos da própria rede: socialistics e grader

B) Mensuração Twitter – Klout (unanimidade, é o que mais aparece nas pesquisas que fiz), #FolowFriday, Tweetreach (gostei bastante), Tweetyam

C) Alertas: Socialmention, Google Alertas, kurrently, howsociable (bacana: apanhado de várias redes)

Sneak Peek Lite, disponível no site http://visibli.com também é uma ótima para analisar o Twitter (mostra qual postagem obteve mais repercussão e um comparativo de influência diário, entre outras análises).

O Scup  é pago e é bastante indicado por especialistas, mas você consegue criar uma conta gratuita por 7 dias para conhecer. É bem legal! Ele é mais completo, identifica as citações e permite a classificação entre neutras, negativas, positivas e relatórios interessantes.

O Hootsuite também possui modelos de relatórios, além das análises e o Twitter Auditor se destaca pela simplicidade das analises. Essas duas ferramentas foram dicas da Rute Faria, que também indicou um expert no assunto: Tarcízio Silva.

Achei vários materiais dele que adorei. Entre vários super interessantes dele, coloco alguns aqui sobre o assunto que estamos conversando, mas recomendo muito que acessem esse link para ver mais trabalhos dele.

Métricas para Mídias Sociais

View more presentations from Tarcízio Silva
View more presentations from Tarcízio Silva
Para eu não terminar esse post falando de tanta coisa técnica, posto outra apresentação do Tarcízio, que não deixa de ser técnica, mas lembra que os programas de medição são aliados, apenas isso. Nessa apresentação, ele fala como realizar o planejamento e a mensuração (o que verificar, o que é importante observar, etc). Espero que tenham gostado!
View more presentations from Tarcízio Silva
Ah, no linkedin, no grupo Monitoramento de Marcas / Mídias Sociais / Conversações / Web também existem várias outras dicas! Até a próxima!

Deixe um comentário