Métricas: apenas números? (Parte 1)

Tenho buscado informações sobre qual a melhor maneira de medir os resultados na internet e tenho achado bastante coisa, especialmente programas que fazem essas medições, no entanto, percebi que a dificuldade mesmo é saber como interpretar os resultados e colocá-los de forma simples para o cliente.

No texto Monitoramento de Mídias Sociais: 5 passos para começar, Ian Castro ensina alguns passos para o monitoramento das redes:

1- A partir de um objetivo traçado, analisar:

A- Primeiramente é preciso definir “uma base de pessoas que estão falando sobre a sua empresa ou produto”.

B- Organize essas informações e verifique o que se fala dos seus concorrentes e o que rola na rede sobre outros assuntos relativos ao mercado que você está inserido. (Ian lembra que existem ferramentas pagas e gratuitas que ajudam nesse processo e no site ele dá dicas para te ajudar a fazer a escolha certa).

2 – Configurar buscas

A) É necessário saber identificar palavras chave

B) Usar técnicas que facilitam a busca (grifo/link meu), como fazer buscas associativas, excluir palavras que não deseja, atenção com as stop words (palavras como: “um”, “uma”, “a”, “o”, entre outros).

3 – Otimização doa resultados das buscas

De acordo com as respostas que obteve no processo anterior, é importante traçar uma estratégia que reduza respostas indesejadas, como:

A) Identifique todos os tópicos que não foram pertinentes com o seu negócio/produto.

B) Se a lovalização estiver complicada pelo número excessivo de spans, faça um filtro com uma nuvem de tags para localizar os resultados irrelevantes. Identificados, basta excluí-los. Importante lembrar de registrar os termos que eles contém para adicionar um parâmetro na busca excluindo-os.

4 – Analisando os resultados

Essa parte não é tão simples como parece. Se ainda não tem acesso as ferramentas pagas, use várias ferramentas gratuitas, pois os mesmos dados em ferramentas diferentes podem gerar resultados diferentes para a sua análise.

(Dicas do autor de ferramentas para monitoramento nos links: 53 ferramentas para fazer buscas no Twitter , 31 ferramentas para visualizar dados de Mídias Sociais   e indica o material de  Gustavo Loureiro e o  Lucas VGR : disponível no SlideShare. Eu vi outra apresentação do Lucas, simples, mas que fala cobre quiseitos a se prestar atenção para o monitoramento, veja.)


5- Apresentando os resultados

Para apresentar os resultados é preciso se criar um relatório. Para isso, de acordo com o especialista, é importante observar:

A) O relatório precisa ter as informações técnicas, com números e etc, mas precisa haver um espaço para as observações e interpretações resumidas, de forma que um leigo consiga compreender.

Para terminar esse post que já está gigante, eu o deixo mais gigante ainda… replico um texto de André Siqueira – Resultados Digitais – sobre as métricas da vaidade! Vale a pena ler:

Você mede seus resultados em Marketing Digital pelas métricas de vaidade?

Há pouco tempo encontrei um amigo que estava feliz e empolgado com sua estratégia de Marketing Digital. Ele contou que tinha acabado de fechar o relatório do mês com pouco mais de 60.000 pageviews, um recorde na empresa.

No entanto, quando comecei a fazer algumas perguntas, a expressão pensativa tomou o lugar da empolgação e em pouco tempo ele percebeu que esse número não quer dizer muita coisa.

O que são as métricas de vaidade e por que elas não dizem nada

Muita gente se impressiona com alguns números comuns na Internet: número de pageviews, seguidores no Twitter, pessoas que curtiram no Facebook, visualizações no Youtube, etc.

Esse tipo de métrica costuma fazer muito bem para o ego. O responsável de Marketing ganha crédito e admiração na empresa e tudo parece perfeito. Falta, no entanto, um ponto essencial: quanto isso contribui para as vendas? Afinal, vender é a única atividade que traz dinheiro para dentro da empresa, todo o resto é despesa.

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é sua alta capacidade de mensuração, e podemos considerar um desperdício não utilizá-la corretamente.

As “métricas de vaidade” não dizem nada porque, além de não indicarem como o Marketing Digital efetivamente contribui para a geração de oportunidades de negócio, também não mostram como a empresa deve otimizar suas ações.

Voltando ao exemplo acima dos 60.000 pageviews. Só esse número não diz se o site foi visto por 100 ou 60.000 pessoas, dois casos casos bem diferentes que demandariam tipos de melhoria diferentes (aumentar o alcance vs. tornar o conteúdo mais engajador, por exemplo). Mais importante do que isso, o número não diz quantas dessas pessoas se tornaram Leads ou Clientes, que é o resultado real para a empresa.

Da mesma forma, uma base grande de seguidores no Twitter não quer dizer que todas essas pessoas de fato leem e acessam o conteúdo que sua empresa publica. Menos ainda que elas se tornam clientes depois disso.

Claro que no geral é bom ter uma grande audiência, mas é preciso cuidado. O objetivo da sua empresa não é falar para um grande número de pessoas e sim vender e ter clientes. Se suas ações não estiverem levando a esse caminho, de nada servem.

O que indica a eficiência do seu Marketing Digital

O item de maior importância são as métricas do seu funil de vendas. São elas quem vão dar um verdadeiro panorama do quanto o marketing digital tem contribuído para a empresa.

O modelo mais comum do funil de vendas para vários negócios B2B e B2C é o Prospect -> Lead -> Cliente, que na Web toma a forma da figura ao lado.

Com o funil de vendas em mente, fica fácil medir a efetividade do Marketing Digital para o negócio. Basta medir a cada mês:

– Número de Visitantes únicos (via ferramenta de Web Analytics);

– Número de Leads gerados (formulários preenchidos e contatos diversos de potenciais clientes que chegaram via site)

– Número de Clientes conquistados (quantidade dos Leads que efetivamente compraram o seu Produto ou Serviço).

Simples e efetivo.

(Obs. Vale lembrar que esse modelo de funil pode ganhar complexidade de acordo com o negócio da empresa. Exemplos de outros “passos” possíveis são: Leads qualificados, Clientes recorrentes, Trials, entre outros.)

Isso significa que as métricas do funil de vendas são as únicas que devem ser acompanhadas?

Certamente não. As métricas do funil de vendas são importantes para acompanhar e apresentar resultados, mas elas não te dizem o porquê daqueles números estarem acontecendo.

É preciso “descascar a cebola” em um ou mais níveis para se fazer o diagnóstico, entrar em mais detalhes que ajudam a entender e tomar decisões que possam ter maior impacto nas métricas do funil.

No entanto, é importante que essas métricas mais detalhadas também sejam métricas acionáveis, ou seja, métricas que dão pistas claras do que pode ser feito para melhorar o resultado final. São bem diferentes das métricas de vaidade que, além de não significar.

Até o próximo post! Abraços!

3 pensamentos sobre “Métricas: apenas números? (Parte 1)

  1. Pingback: Métricas, apenas números? (Parte 2) « Verbo Digital

  2. Oi Michele, tudo bem?

    Interessante o paralelo que você fez com o monitoramento na parte das métricas.
    Vejo o monitoramento como um bom feedback qualitativo, um pouco diferente das métricas que falei no meu post, que indicam o resultado quantitativo, números absolutos.

    Queria te fazer um único pedido: podes alterar o texto e indicar o link do post na Resultados Digitais quando você cita a gente? Assim alguém que se interesse pode encontrar o conteúdo mais facilmente.

    Começamos a te seguir no Twitter!

    Abcs,

    André Siqueira
    Resultados Digitais

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