Marketing de Conteúdo

Hoje vou propor uma conversa sobre Marketing de Conteúdo, ou Content Marketing, como gostam de americanizar, rs.

Como o próprio nome indica, o Marketing de Conteúdo trabalha o conteúdo online como forma de atrair o olhar do usuário. Ou seja, a marca, que pode parecer estar em plano de fundo, se torna conhecida e reconhecida pelo o que produz, seja em blog’s, mídias sociais ou sites e, com isso, ganha credibilidade.

Esse conteúdo pode ser feito em texto, vídeo, imagens (infográficos e fotos) ou mesmo em Podcasts (arquivos em áudio). Independente do formato a história que é contada, precisa trazer informação que interesse quem recebe. Esse interesse muda, de acordo com quem você pretende atingir (daí inclusive a importância de se conhecer quem você deseja atingir). Portanto, o que pode parecer simples, não é tão fácil assim.

Ao ler a matéria do Implantando Marketing, fiquei a refletir se as pessoas tem buscado apenas entretenimento nas mídias. Eu acredito que não. A questão é que as pessoas desejam receber as informações de uma maneira “fácil”, mas não necessariamente vazio de conteúdo.

A matéria do blog do Marcelo intitulada Story Telling, sua Marca como Conteúdo para Sites nos indica, inclusive, formas de contar essas informações de maneira mais interessante… e afirma: “Incluir sua marca dentro de uma história que mostra ao cliente como seus produtos e serviços resolvem o problema dele, é o diferencial de conteúdo que torna sua marca memorável em relação a seus concorrentes na web 2.0.”

Concordo com essa informação e acredito que as empresas até já perceberam isso, mas não tem investido tanto em formas diferentes de promover esse conteúdo para a forma mais digerível e que facilite o compartilhamento espontâneo. Esse é o desafio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s